Aeroclube de Braganca, escola de pilotagem.
No auge dos anos trinta, num conturbado período pré-guerra, os jovens Jacintho Ozório e Dalmácio de Souza Ferraz, enfrentavam horas de viagem até a então longínqua São Paulo, a fim de realizarem pequenos vôos de avião.
Como as viagens eram demoradas e desconfortáveis, Jacinto e Dalmácio procuraram o prefeito Luiz Gonzaga Aguiar Leme com o projeto de uma pista para a realização de vôos panorâmicos em Bragança Paulista. O prefeito gostou da idéia e construiu, em 1939, o primeiro aeródromo da cidade, nos altos da Vila Aparecida.
Nova pista do Aeroclube de Braganca
O aeródromo durou pouco, pois uma estação de tratamento de água foi construída no mesmo local, e a pista de 400 metros estava longe de ser a ideal para pousos e decolagens.
Jacintho, Dalmácio, o prefeito Luiz Gonzaga e outros importantes personagens da época, recorreram ao senhor Arthur Rodrigues Siqueira, proprietário da Fazenda Caetê, que dispunha do melhor terreno da cidade para a construção de um aeroporto.
Arthur Siqueira doou o terreno, e a pista foi construída com 650 metros de extensão, recebendo o nome do ilustre fazendeiro.
O Aeroclube de Braganca, onde funciona a Escola de pilotagem Braganca, foi oficialmente fundado no dia primeiro de junho de 1940, por Dalmácio de Souza Ferraz, Dr. José de Aguiar Leme, Jacintho Ozório, Mário Mancini, Euclídes de Souza Mathias, Geraldo Assis Golçalves, Synésio Clemente do Nascimento, Dr. João Marcílio, Luiz Gonzaga de Aguiar Leme, José Silveira Leme, Franklin Carmignoto, Olegário Souza de Oliveira, Marciolino Costa dos Santos, Luiz Cesariano Apezzato e outros colaboradores.
Realização de um sonho
Estava lançada a semente deste sonho que já dura 59 anos, e que é orgulho de toda a comunidade da cidade de Bragança Paulista. E de todo este nosso grande País.O reconhecimento de um bom trabalho Placa comemorativa que o Aeroclube ganhou da EMBRAER em 1975, quando foi agraciado com um avião “Carioca” EMB-710. O sorteio foi feito entre os aeroclubes que tinham a pista controlada pelo Ministério da Aeronáutica.
A reorganização de 1956 Apesar dos grandes esforços dos seus fundadores, o Aeroclube passou por um período crítico entre os anos de 1952 e 1956, chegando inclusive a ficar na inatividade. Nem mesmo a ampliação da pista em 1953, que ganhou mais 450 metros da família de Arthur Siqueira, foi suficiente para evitar a necessidade de uma completa reestruturação administrativa.
No ano de 1956, no dia 02 de setembro, algumas pessoas resolveram reorganizar todo o Aeroclube, numa iniciativa comparada à própria fundação. Estes reorganizadores, que poderiam ser chamados de “refundadores”, retomaram as atividades do Aeroclube, que desde então vem operando sem escalas apesar das turbulências.
Após a reorganização em 1956, tendo uma pista de mais de 1 quilômetro (1.100 metros) a entidade tomou um novo impulso, sendo que desde aquela época já havia um projeto que previa o asfaltamento da pista. Muitos eventos foram realizados, como reuniões, palestras e festas que, já nos anos 60, atraíam quase 3.000 pessoas para as dependências do Aeroporto.
O reconhecimento a um grande presidente
O empresário Jan Tomaz Batta, de Batatuba, foi um dos grandes presidentes que trabalharam no Aeroclube de Bragança. Em suas duas gestões, Batta realizou atos que dignificaram sua administração, sendo que foi homenageado em 29 de agosto de 1972 quando foi inaugurada uma placa com seu nome, pelos seus relevantes serviços prestados em prol da aviação civil.
1960: I “Festa da Asa”
Pela primeira vez em sua história, Bragança pôde curtir as manobras da “Esquadrilha da Fumaça”, que fez sua primeira apresentação na “I Festa da Asa”. Com os antigos aviões NA-T6, os pilotos da esquadrilha realizaram suas formações para o deleite das 3.000 pessoas que participaram da festa.
Os incrédulos bragantinos ainda puderam ver as proe-zas do “Clube de Pára-quedismo de São Paulo”.
A festa teve direito a “Baile da Asa”, no Clube Literário, quando foi coroada a primeira “Rainha da Asa”, Maria de Lourdes Borges.
Foi o primeiro grande evento aéreo de Bragança Paulista, com acrobacias e atrações que encantaram o público participante da “I Festa da Asa”.
Texto:
Alexandre Quadros, extraído do comemorativo “Jornal do Aeroclube”,
publicado em Março/Abril de 1999, ocasião da pavimentação asfáltica da pista do Aeroclube.
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Comemorativo “Jornal do Aeroclube”
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